Um pequeno "extra" antes das festas? Claro. Venha aí o bónus de fim de ano ou o 13º salário! Embora o bónus de fim de ano não seja uma obrigação legal, a maioria dos trabalhadores belgas tem direito a ele. Como isso funciona exatamente e no que você deve prestar atenção? Vamos explicar abaixo.
Tenho direito a um bónus de fim de ano?
29-11-2024
O que é um bónus de fim de ano?
Um bónus de fim de ano é um pagamento extra que recebes no final do ano. Este valor varia em função de vários fatores. Normalmente, equivale a um salário mensal extra, razão pela qual muitas pessoas se referem a ele como o "13º salário". Os bónus de fim de ano são pagos como salários, o que significa que estão sujeitos a impostos e contribuições para a segurança social.
Como é calculado o bónus de fim de ano?
Para muitas pessoas, o bónus de fim de ano é um benefício agradável, mas como é calculado exatamente? Normalmente, corresponde a um salário mensal bruto adicional. Se não trabalhaste o ano inteiro, o bónus é calculado proporcionalmente. Por exemplo, se trabalhaste durante 7 meses, receberás 7/12 do teu salário mensal. Em alguns sectores, tens de trabalhar um determinado período (antiguidade) para ter direito a ele. E não te esqueças: tal como no caso do teu salário normal, são deduzidos impostos e contribuições sociais, por isso o valor líquido será um pouco mais baixo. O cálculo exato depende do teu sector e do acordo coletivo de trabalho (CCT).
Quem tem direito a um bónus de fim de ano?
Isso depende do sector em que trabalhas; o teu empregador pode ser obrigado a pagar-te um bónus de fim de ano. Se o teu sector não prevê um 13º salário, isso não significa automaticamente que não receberás um bónus. O CCT ou o regulamento de trabalho da tua empresa podem ainda assim prever a atribuição de um bónus de fim de ano. Alguns empregadores optam voluntariamente por dar um 13º salário aos seus funcionários.
Bónus de fim de ano para trabalhadores administrativos
Como trabalhador administrativo, geralmente tens direito a um bónus de fim de ano, muitas vezes regulado através do CCT (acordo coletivo de trabalho) do teu sector ou empresa. Normalmente, este é um salário mensal completo, se cumprires os requisitos de antiguidade. Se não estiveres empregado há um ano completo, receberás uma parte proporcional do bónus, calculada com base no número de dias trabalhados.
Bónus de fim de ano para trabalhadores manuais
Para trabalhadores manuais, o bónus de fim de ano depende do sector e pode variar significativamente. Em muitos sectores, o bónus é estipulado no CCT, e muitas vezes recebes um salário mensal bruto completo. No entanto, semelhante aos trabalhadores administrativos, se não trabalhaste o ano inteiro, o bónus será calculado proporcionalmente. Os trabalhadores manuais geralmente necessitam de menos antiguidade para se qualificarem para o bónus de fim de ano, embora isso possa variar de sector para sector.
Bónus de fim de ano para trabalhadores temporários
Tens direito a um bónus de fim de ano se trabalhas através de uma agência de trabalho temporário? Sim, tens. No entanto, as regras são diferentes das aplicáveis aos trabalhadores permanentes. Como trabalhador temporário, tens de ter trabalhado pelo menos 65 dias num sistema de 5 dias (ou 78 dias num sistema de 6 dias) entre 1 de julho do ano passado e 30 de junho deste ano. O bónus é calculado proporcionalmente com base no número de dias trabalhados como trabalhador temporário.
Quando é pago o bónus de fim de ano?
Normalmente recebes o teu bónus de fim de ano em dezembro, aproximadamente ao mesmo tempo que o salário desse mês. Perfeito para cobrir os presentes de Natal ou as férias de esqui!
Bónus de fim de ano após a rescisão de contratoy
A rescisão de contrato pelo empregador ou a demissão voluntária têm consequências diferentes para o teu bónus de fim de ano ou 13º salário. Se fores despedido, o teu bónus de fim de ano deve ser pago de acordo com a lei, se existir um CCT ou acordo que preveja o pagamento do bónus de fim de ano, mesmo que não haja uma menção explícita sobre a rescisão.
O que acontece ao bónus de fim de ano quando recebes uma rescisão?
Ser despedido ou demitir-se por conta própria? Isso faz uma diferença real quando se trata de bónus de fim de ano ou 13º salário. Se fores despedido, o teu bónus de fim de ano deve ser pago de acordo com a lei, se existir um acordo coletivo de trabalho (CCT) ou contrato que inclua disposições sobre o bónus de fim de ano, mesmo que nenhuma menção explícita seja feita sobre a rescisão.
O que acontece ao bónus de fim de ano se te demitires?
Se decidires demitir-te, este é normalmente o cenário menos favorável. Não é garantido que continuarás a ter direito ao bónus de fim de ano. Tudo depende do CCT do sector, do CCT da empresa ou do teu contrato de trabalho. Em alguns casos, tens direito a um bónus proporcional com base no número de meses trabalhados. Noutros casos, pode ser necessário cumprir um certo período de antiguidade. Mas, frequentemente, perdes o direito ao bónus de fim de ano quando te demites. É importante estar bem informado.
Bónus de fim de ano durante doença
O que acontece ao bónus de fim de ano durante doença? O bónus de fim de ano é geralmente calculado com base no teu desempenho real. No entanto, alguns períodos de ausência são frequentemente considerados no cálculo do bónus. Isto é normalmente mencionado explicitamente no CCT, onde os acordos são registados. Os períodos de doença com salário garantido, licença de maternidade e desemprego temporário são geralmente equiparados e, portanto, contabilizados no cálculo do bónus de fim de ano.
Dica! Queres verificar o que diz o CCT do comité paritário para o qual trabalhas? Podes fazê-lo. No site da FOD WASO encontras todos os CCTs sectoriais. Introduz o número do teu comité paritário (encontras na tua folha de pagamento) e introduz o termo "bónus de fim de ano" na parte de baixo da página.
Bónus de fim de ano para novos empregados
Tens direito a um bónus de fim de ano se acabaste de começar a trabalhar? Depende do sector em que trabalhas e dos acordos no CCT ou no teu contrato de trabalho. Muitas vezes há um requisito de antiguidade, que exige que estejas empregado por um número mínimo de meses, por exemplo, 6 meses ou um ano completo, antes de teres direito ao bónus completo. Em alguns casos, no entanto, podes receber uma parte proporcional do bónus, o que significa que recebes uma parte do bónus de fim de ano com base no número de meses trabalhados. É importante consultar o CCT ou o contrato de trabalho para saber as regras específicas aplicáveis ao teu caso.
Perguntas sobre o teu bónus de fim de ano como trabalhador temporário?